Quanto tempo...
Aqui nessa página vamos postar tudo sobre a história de Angra dos Reis...
Tudo sobre o contexto histórico estará nessa página!
Até a próxima postagem...
Por: Rayane Moraes às 14:13 04/07/2011
ANGRA DOS REIS (PESQUISA HISTÓRICA)
Angra dos Reis é um município brasileiro situado no oeste do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas. Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, mas colonizada pelos mesmos apenas a partir de 1556. Sua população, aferida em 1º de julho de 2009, era de 168 664 habitantes.
Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Paraty, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro no lado paulista.
Após 1872, entrou em decadência com a inauguração das estradas de ferro. Voltou a ocupar posição de destaque na terceira década do século XX quando um ramal ferroviário ligou-a aos estados de Minas Gerais e de Goiás, por ele escoando a produção agrícola dos mesmos. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica.
Em meados do século XX, tornou-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional CSN, em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente, a empresa também utiliza o porto para exportar aço.
Sua importância atual se dá pelo fato de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), da Petrobras. O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.
Hoje em dia, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de trezentas ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de ilha Grande.
Cronologia de eventos históricos
- 1502 - Chegada da expedição portuguesa de Gonçalo Coelho.
- 1532 - A expedição colonizadora portuguesa de Martim Afonso de Sousa passou por Angra dos Reis.
- 1556 - Fundação do povoado pelos filhos do capitão-mor Antônio de Oliveira.
- 1559 - Colonização da ilha Grande pelo doutor Vicente da Fonseca.
- 1560 - O governo da metrópole reconheceu o povoado.
- 1593 - Criação da paróquia dos Santos Reis Magos da Ilha Grande por Carta Régia de Filipe I de Portugal e II de Espanha.
- 1608 - Elevação da paróquia à categoria de vila, chamada vila da Ilha Grande.
- 1632 - Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou em Angra dos Reis e tornou-se a padroeira da cidade.
- 1835 - Em 28 de março, a vila da Ilha Grande foi elevada à categoria de cidade pela lei provincial número seis com a denominação de Angra dos Reis.
- 1871 - Construção do paço Municipal (atual prefeitura).
- 1959 - Fundação da Verolme Estaleiros Reunidos pelo empresário neerlandês Cornelis Verolme.
- 1972 - Construção da usina Angra I e abertura da rodovia Rio-Santos
- 1977 - Inauguração do terminal petrolífero da Baía da Ilha Grande.
- 1985 - Construção da usina Angra II.
- 2002 - Deslizamento de terra e inundações atingiram a cidade, deixando, aproximadamente, trinta mortos.
- 2010 - Maior desastre natural registrado na cidade desde o descobrimento pelos portugueses deixou 55 mortos em desabamentos e desmoronamentos de terra devido às chuvas fortes e de longa duração.
Fontes:
Postado por: Rayane Moraes às 14:14 04/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário