RISCOS X BENEFÍCIOS


   
 USINAS NUCLEARES:
RISCOS X BENEFÍCIOS



Muito fala-se sobre as usinas nucleares e sempre quando citadas nos remete a uma série de questionamentos e debates. Uns defendem apoiando a tese dos seus benefícios e outros acusam comprovando os seus benefícios. A verdade é que a usina nuclear possui pontos antagônicos e que serão mostrados para vocês.


           Uma usina nuclear possui vários sistemas de segurança, que entram em ação automaticamente em casos de emergência. O principal deles é o sistema que neutraliza a fissão nuclear dentro do reator. São centenas de barras, feitas de materiais não fissionáveis (mesmo absorvendo nêutrons livres, não se dividem), como boro e cádmio, que são injetadas no meio reacionário.

   Vantagens

              As principais vantagens da energia nuclear são: o combustível é barato e pouco (em comparação com outras fontes de energia), é independente de condições ambientais e climáticas (não depende do sol, como usinas solares, ou da presença de um rio, no caso das hidroelétricas), a poluição gerada (diretamente) é quase inexistente. Não ocupa grandes áreas. A quantidade de lixo produzido é bem reduzido. O custo da energia gerada fica em torno de 40 dólares por MW, mais caro que a energia das hidroelétricas, mas mais barato que a energia das termoelétricas, usinas solares, eólica, etc.

Desvantagens

              Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros. Não existem soluções eficientes para tratamento do lixo radioativo, que atualmente é depositado em desertos, fundo de oceanos ou dentro de montanhas (existem projetos para enviar o lixo para o Sol, o que poderia ser a solução definitiva, mas muito cara e também perigosa, imagine o que aconteceria se uma das cápsulas que armazenam o lixo explodisse na atmosfera da Terra?).
            Publicar página

Postado por: Rayane Moraes às 17:37 30/10/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário